Futebol e Big Data



O mercado de esportes está extremamente aquecido e ganhou dimensões globais nos últimos anos. De acordo com um estudo realizado pela ATKearney as receitas no período 2010 – 2015 devem chegar a US$620 bi, englobando eventos, patrocínios, direitos de mídia e merchandising.  

À medida que a audiência esportiva cresce, os envolvidos nos jogos, partidas, campeonatos, corridas, etc, buscam novas formas de melhorar sua performance e de certa forma aumentar ainda mais sua audiência e as receitas relacionadas.

A SAP, empresa mundial de tecnologia, enxergou esta grande oportunidade e no final de 2013 iniciou uma parceria com o clube TSG 1889 Hoffenheim, visando criar uma solução de Big Data, baseada em sensores e processamento geo espacial in-memory usando SAP HANA, que pudesse ser utilizada para analisar em tempo real a performance dos jogadores, permitindo correções e ajustes mais rápidos pelos técnicos. 

Esta solução SAP, que também já vem sendo empregada pela seleção Alemã desde o amistoso de 15/11/13 com a Itália, utiliza 4 câmeras dispostas em torno do campo que coletam as imagens e gerando um streaming de entrada que é processado pelo engenho de Big Data SAP HANA.     

De acordo com o press release da SAP, a solução chamada de “SAP Match Insights for Football”, conta agora com o apoio da Associação Alemã de Futebol (DFB) e vem sendo utilizada plenamente pela seleção Alemã na Copa do Mundo FIFA 2014 no Brasil, facilitando assim a análise dos treinos e desempenho dos jogadores durante as partidas.

Neste mesmo press release, o diretor do Laboratório da SAP no Brasil (SAP Labs), Stefan Wagner, destacou que o mundo dos esportes está passando por mudanças e a inovação tecnológica em todas as áreas é crucial para o sucesso do negócio, desde a experiência dos torcedores e fans, gerenciamento da performance dos times, gestão de mídias e merchandising até a operação dos estádios. 

Bem, bom final de Copa para todos e até o próximo post !!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hive, o que é ?

O que é o HDFS ?

O que é o HBASE ?