Benefícios do uso de soluções de Big Data para operadoras de serviços de comunicação
Até
a algum tempo atrás, as soluções de Inteligência de Negócios e Relatórios
Analíticos estavam muito voltadas para entender o que havia acontecido com os
negócios da companhia, sendo normalmente baseadas apenas nos dados corporativos
coletados em bancos de dados e em planilhas. Esta coleta de dados implicava na
construção de muitos programas para extrair, transformar e carregar os dados em
um armazém de dados corporativo. Estes armazéns focavam em dados relacionais,
não tendo integração com outras fontes de dados, tais como sites e portais das
companhias, uso de redes sociais, etc. Normalmente estas cargas de dados eram
realizadas em períodos noturnos. Outro problema existente era a dificuldade e os
custos envolvidos de hardware e software para obter maior escalabilidade para este
tipo de solução.
Com
a evolução da plataforma Hadoop, as companhias podem dispor atualmente de um
ambiente de Inteligência de Negócios e Relatórios Analíticos com alta
escalabilidade e capacidade de processamento distribuído, que tem ferramentas
como o MapReduce, Sqoop, Flume, HBase, Hive, etc, que permitem a rápida construção, execução de cargas e armazenamento de informações, que
podem ter como destino final o próprio sistema de arquivos do Hadoop (HDFS) ou
um outro destino como por exemplo um armazém de dados na nuvem. Em posts
anteriores deste blog já falamos sobre estas ferramentas do ambiente Hadoop,
com exceção do Flume.
Estes
Relatórios Analíticos da plataforma Big Data podem ser usados para relatar o
passado, mas à medida que se conectam com os sistemas, sites, portais e
informações de redes sociais da companhia, podem auxiliar a entender como e por
que os clientes têm determinados comportamentos, prever o que poderá acontecer
em determinados cenários, auxiliar na otimização das operações diárias, etc.
Abaixo
destaco 3 benefícios do uso deste tipo de solução na indústria de
Telecomunicações:
1 – Aumento da qualidade da rede
Os
relatórios analíticos em tempo real existentes em soluções de Big Data podem
ser utilizados para identificar problemas, prover soluções e rapidamente
indicar pontos de falhas nas redes das operadoras. Alguns problemas típicos como
um grande número de chamadas terminadas de forma anormal (dropped calls) podem
ser resultantes de problemas em equipamentos de transmissão ou ocasionados pelo
aumento rápido do número de chamados em determinados pontos, tais como estádios,
praças, locais de shows, etc. Com a utilização de relatórios analíticos em
tempo real, as operadoras podem identificar rapidamente estes tipos de
situações e providenciar os ajustes nas redes. À medida que este tipo de
solução passa a ser empregada nas operadoras e é operacionalizada de forma
rápida, menor é o impacto de falhas da rede sobre o cliente, que por sua vez passa
a ter uma melhor percepção de qualidade da operadora, além de evitar possíveis
reduções de receita por indisponibilidade de serviços.
Este
tipo de solução possibilita analisar em tempo real grandes volumes de streams
de CDRs, armazenar e analisar dados de chamadas, switches, sensores, logs, etc (volume
e variedade) e realizar as correlações necessárias no menor tempo possível,
possibilitando a rápida resolução de problemas (velocidade).
2 – Aumento de receita
As
operadoras têm procurado aumentar o leque de produtos ofertados aos clientes e
para tal tem feito aquisições e acordos com outras empresas que tenham produtos
complementares às suas ofertas. Desta forma, as grandes operadoras atualmente
têm os tradicionais serviços de voz (fixo, celular, etc), mais os serviços de dados
(ex. banda larga, alocação de fibras, etc) e também serviços multimídia (portal
e hotsites da operadora, páginas e canais em redes sociais, canais de tv por
assinatura, filmes sob demanda, campeonatos e partidas de futebol, UFC, MMA,
etc). O acesso e uso de cada um dos serviços triple-play (voz, dados e
multimídia) podem ser alavancados á medida que exista uma integração entre os
mesmos, ou seja, cada um dos meios informa e direciona para ações, campanhas,
ofertas e promoções relativas aos outros, mas esta integração e aumento de
receita poderá ser maximizada a medida que a operadora conheça melhor o perfil
e os hábitos dos seus clientes podendo assim criar ofertas, combos, planos de
preços, etc que tenham maior efetividade e que atendam melhor às necessidades
dos mesmos. As soluções de Big Data que
combinem o acesso aos dados estruturados da companhia, com os dados não
estruturados obtidos a partir de logs de acesso dos sites e portais, cliques em
páginas de redes sociais, likes, dados de compras de pay-per-view, etc, podem
gerar uma base de informações que auxiliam a prever o comportamento do cliente
e indicar com maior índice de assertividade quais ofertas devem ser feitas aos
clientes.
3 – Detecção de fraudes em tempo real
Outra
utilização pelas operadoras para os relatórios analíticos em tempo real é na
detecção e analise em alta velocidade de atividades fraudulentas permitindo que
sejam rapidamente tomadas as providências necessárias. Como exemplo típico de fraude que pode ser
detectada rapidamente usando este tipo de solução temos chamadas de um mesmo
número realizadas de locais distantes em um pequeno período de tempo, que são
possíveis através da clonagem de cartão SIM.
Outro tipo possível de fraude seria o uso de laptops ou smartphones em
hotspots sem o devido pagamento ou autorização, que pode também ser combatida
utilizando soluções de Big Data.
Em
um próximo post vamos abordar novos serviços que podem ser criados a partir de
soluções de Big Data para gerar mais receita.
Até
o próximo post !
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