Computação na Nuvem e SAAS
Quando
estudamos Computação na Nuvem, um dos modelos existentes é o SAAS (Software as
a Service), no qual toda solução e infraestrutura são fornecidas por um provedor,
ficando a cargo da empresa cliente realizar as configurações necessárias para
que o sistema atenda seus requisitos. O serviço é consumido pelos usuários
finais da solução, de forma transparente e padronizada.
A
grande diferença de uma aplicação SAAS para uma aplicação “in-house” está na
forma de licenciamento e cobrança.
Normalmente neste modelo, o cliente faz o licenciamento para os usuários
finais de acordo com a demanda. O modelo mais comum e simples de cobrança é por
número de usuários, mas podem existir diversos fatores que podem ser levados em
conta na cobrança, tais como área de armazenamento, CPUs, memória, etc.
O
modelo SAAS traz inúmeras vantagens para o cliente, tais como facilidade de
distribuição, economia na operação da infraestrutura, planejamento
de capacidade, entre outras, mas por ser um serviço com pouca diferenciação
pode ser mais facilmente trocado por seus usuários finais.
Uma
das primeiras soluções SAAS de sucesso no mercado foi a solução de CRM da
Salesforce. O CRM da Salesforce abrange módulos para gerenciar contatos,
campanhas, leads, oportunidades, relatórios analíticos, previsões (forecast),
etc.
A
partir deste modelo de sucesso inicial, as grandes companhias de software
passaram a formatar as suas ofertas na Nuvem, que podem tanto atender a um
cliente final, como atender a uma companhia que contrata um software na Nuvem
no modelo SAAS para seus próprios clientes finais.
Um
exemplo deste tipo de solução seria um e-marketplace distribuidor de produtos, de
beleza contratar uma solução Ariba de Procurement na Nuvem para atender seus
clientes finais que estão espalhados por todo o Brasil.
Uma
outra evolução que também está sendo verificada no mercado é a integração dos
serviços e dados do CRM, com softwares integrados às mídias sociais, que podem
realizar análise de sentimentos, influência social do autor e quantidade de atenção que as mensagens da companhia
estão recebendo. Um dos softwares que
faz este tipo de integração, e pode ser contratado como SAAS, é o SAP Social On
Demand.
Para exemplificar, uma operadora
de serviços de comunicação, lança uma campanha para lançamento de um novo
serviço em seu CRM e acompanha o impacto nas redes sociais, de forma que possa
realizar os ajustes necessários no menor tempo possível.
Outra
área que também tem tido ofertas de SAAS é a área de Gerenciamento de Capital
Humano (Human Capital Management). Um dos principais players neste segmento é a
empresa Successfactors, cuja solução abrange o planejamento da força de
trabalho, recrutamento, treinamento, definição de objetivos, avaliação de
performance e folha de pagamento em uma plataforma integrada de RH.
As
empresas que investem em SAAS como plataforma para seus negócios devem
verificar se os seus fornecedores de sistemas conseguem atender aos requisitos
funcionais e não funcionais, montar planos de contingência para possíveis
indisponibilidades, verificar como são realizados aumentos de capacidade,
monitorar a performance e disponibilidade do ambiente e manter um contrato de
suporte para auxílio na solução de possíveis dúvidas e eventuais falhas.
Por
todos os benefícios que falamos, está havendo uma grande adoção de soluções SAAS
no mercado e todo um ecossistema está sendo formado, englobando grandes
companhias e parceiros especializados nestes ambientes.
Bem até o próximo post !!!
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