Content Delivery Network - CDN
Em
posts anteriores falamos sobre a empresa Netflix, gigante global no negócio de
vídeo sob demanda, e sua estratégia de utilizar toda a sua infraestrutura
baseada na nuvem da Amazon. Desta forma a Netflix conseguiu escalabilidade,
disponibilidade e direcionar seus esforços, recursos e competências no negócio
propriamente dito. Outra companhia que
atua na disponibilização de vídeos em escala global é o YouTube, subsidiária da
Google, que mantém a sua própria nuvem.
Para
garantir uma melhor experiência de visualização para seus clientes, YouTube e
Netflix precisam manter uma rede de distribuição de conteúdo digital, que é
chamada de Content Delivery Network (CDN).
De
acordo com o IETF, a CDN é uma infraestrutura de elementos de rede operando nas
camadas de 4 a 7 do modelo OSI, implementada para uma distribuição e entrega
eficiente de conteúdo digital.
A
CDN garante que o conteúdo esteja mais próximo do cliente, evitando que o mesmo
trafegue por diversos links de internet que poderiam degradar a performance na
visualização. Uma CDN é formada por equipamentos
chamados de Cache, que armazenam e distribuem conteúdo. Os caches têm um sistema operacional, uma
aplicação e uma área de armazenamento de arquivos.
Explicando
de uma forma bem simples o funcionamento de uma CDN, ao receber uma requisição de
um vídeo sob demanda, o software da CDN verifica no cache mais próximo do
cliente se o conteúdo está presente no equipamento. Caso o conteúdo solicitado
já esteja carregado no equipamento, este é distribuído para o cliente. Caso o
conteúdo não esteja presente no cache, a aplicação hospedada no cache obtém o
conteúdo no servidor de origem, carrega na área de armazenamento do cache e
distribui para o cliente.
A figura abaixo exemplifica uma CDN.
Ao
realizar o armazenamento de um conteúdo popular em um ponto de presença (POP)
próximo do cliente, o consumo de rede é reduzido, preserva-se a performance do
servidor de origem do conteúdo e obtém-se maior qualidade na experiência de
visualização dos vídeos pelos clientes.
Os
caches mais atualizados tecnologicamente também podem transmitir conteúdo
usando taxas de transferências e protocolos diferenciados, dependendo do
cliente final. Esta técnica é chamada de Adaptative Bit Rate. Se o cliente
final for um iPad o cachê pode usar o protocolo HLS, se o cliente final for um dispositivo
Windows pode usar protocolo HSS e se o cliente final for um Player da Adobe
pode usar o protocolo HDS. Desta forma um único conteúdo pode ser entregue a
vários dispositivos usando uma única CDN.
Atualmente
a Cisco é uma das empresas que implementa soluções de CDN abrangentes e
integradas aos ambientes de vídeo sob demanda e vídeo streaming. No site Cisco Live !, você encontra bastante conteúdo
sobre este tema.
Comentários
Postar um comentário