Futebol e Big Data
O mercado de esportes está extremamente
aquecido e ganhou dimensões globais nos últimos anos. De acordo com um estudo
realizado pela ATKearney as receitas no período 2010 – 2015 devem chegar a
US$620 bi, englobando eventos, patrocínios, direitos de mídia e
merchandising.
À medida que a audiência esportiva
cresce, os envolvidos nos jogos, partidas, campeonatos, corridas, etc, buscam
novas formas de melhorar sua performance e de certa forma aumentar ainda mais
sua audiência e as receitas relacionadas.
A SAP, empresa mundial de
tecnologia, enxergou esta grande oportunidade e no final de 2013 iniciou uma
parceria com o clube TSG 1889 Hoffenheim, visando criar uma solução de Big Data,
baseada em sensores e processamento geo espacial in-memory usando SAP HANA, que
pudesse ser utilizada para analisar em tempo real a performance dos jogadores,
permitindo correções e ajustes mais rápidos pelos técnicos.
Esta solução SAP, que também
já vem sendo empregada pela seleção Alemã desde o amistoso de 15/11/13 com a Itália,
utiliza 4 câmeras dispostas em torno do campo que coletam as imagens e gerando
um streaming de entrada que é processado pelo engenho de Big Data SAP HANA.
De acordo com o press
release da SAP, a solução chamada de “SAP Match Insights for Football”, conta
agora com o apoio da Associação Alemã de Futebol (DFB) e vem sendo utilizada
plenamente pela seleção Alemã na Copa do Mundo FIFA 2014 no Brasil, facilitando
assim a análise dos treinos e desempenho dos jogadores durante as partidas.
Neste mesmo press release, o
diretor do Laboratório da SAP no Brasil (SAP Labs), Stefan Wagner, destacou que
o mundo dos esportes está passando por mudanças e a inovação tecnológica em
todas as áreas é crucial para o sucesso do negócio, desde a experiência dos torcedores e
fans, gerenciamento da performance dos times, gestão de mídias e merchandising
até a operação dos estádios.
Bem, bom final de Copa para todos e até o próximo post !!!
Comentários
Postar um comentário